Sobre Jaboatão dos Guararapes

Cidade de Jaboatão dos Guararapes

Jaboatão dos Guararapes é uma cidade brasileira do estado de Pernambuco, pertencente à Região Metropolitana do Recife.

História

Para desenvolver a produtividade das terras, os donatários de capitanias concediam, em regime de sesmarias, lotes para o plantio. E foi neste regime que, em 1566, Duarte Coelho concedeu uma légua de terra a Gaspar Alves Purga e Dona Isabel Ferreira para o cultivo de cana de açúcar e para a instalação do Engenho São João Batista (hoje, Usina Bulhões). Em 1573, as terras foram desmembradas e parte delas vendida a Fernão Soares, que teve como herdeira Maria Feijó, casada com o português Antônio Bulhões.

Jaboatão teve o seu povoado fundado a partir de 4 de maio de 1593, por Bento Luís Figueiroa, terceiro proprietário do Engenho São João Batista. Foi palco de duas grandes batalhas contra os holandeses em Pernambuco, travadas nos anos de 1648 e 1649. Tem como seus principais vultos o general Francisco Barreto de Menezes, André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Filipe Camarão, Henrique Dias, Antônio Dias e Antônio Silva. Em 1873, o povoado passou à categoria de vila e, em 1884, ao ser desmembrado do território de Olinda, foi elevado à categoria de Cidade. O primeiro nome da cidade foi Jaboatão, que vem do indígena "Yapoatan", numa lembrança à árvore comum na região, usada para fabricar mastros e embarcações.

A partir de 1989, a tentativa de emancipação do então distrito de Muribeca dos Guararapes fez com que a prefeitura mudasse a sede da cidade de Jaboatão para lá, o que fez com que o município tivesse seu nome alterado para o atual pela Lei N.º 004 de 5 de maio de 1989. O nome Guararapes é homenagem ao local das batalhas históricas - os Montes Guararapes. É lá que está localizada uma das mais belas igrejas de Pernambuco, a de Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1565, e é a única igreja de Pernambuco, cuja fachada é revestida em azulejo - primeira igreja da América a ser dedicada ao culto de Nossa Senhora - onde todos os anos é realizada uma das festas mais famosas, a Festa da Pitomba (fruta regional).

O município ficou conhecido como "moscouzinho", por ter sido o primeiro município brasileiro a eleger um prefeito comunista, em 1947.

Economia

O PIB de Jaboatão em 2009 foi de 7.068.777.000,00.

As principais atividades econômicas em Jaboatão dos Guararapes são baseadas no turismo, comércio e indústria.

Com um diversificado setor comercial o que representa mais de 50% do PIB do municipio, a cidade apresenta grandes bairros comerciais como Cavaleiro, Jaboatão Centro, e Prazeres. No bairro de Piedade encontra um dos maiores e mais movimentados shoppings de Pernambuco, o Shopping Guararapes.

A Cidade Jaboatão localiza-se entre o Recife e o Porto de Suape, por isso possui um importante distrito industrial. Estão instaladas fábricas como a da Coca-Cola, da Unilever, da Basf e da Vitarella, Jaboatão também é um importante centro logístico, destacando-se o Centro de Distribuição da Rede Wal-Mart e a Nestlé, possui várias transportadoras entre elas a Rapidão Cometa. Jaboatão receberá a fábrica de Novartis, a empresa suiça que seria instalada no Polo Famacoquímico e de Biotecnologia em Goiana (PE), vai ser instalada em Jaboatão dos Guararapes. A construção da fábrica de vacinas, terá um investimento de US$ 300 milhões (R$ 480 milhões), vai gerar cerca de 120 postos de trabalho.E Essa Área ainda recebera muitos investimentos.

Praias

Jaboatão tem três praias, sendo elas:

Barra de Jangada: sua extensão é de aproximadamente 400m em praia quebrada, é considerada regular para banho. Localizada entre a Praia de Candeias ao norte e a Praia do Paiva no Cabo de Santo Agostinho ao sul, suas águas são pouco profundas com média intensidade de ondas. Ainda em Barra de Jangada existe a Ilha do Amor, uma praia de vegetação intocada que fica próxima à costa ligada a Praia do Paiva por um istimo de terra.

Candeias: sua extensão é de aproximadamente 3km em praia de trechos quebrados e trechos ondulados. Localizada entre a Praia de Piedade ao norte e a Praia de Barra de Jangada ao sul, Candeias é uma das praias mais bonitas da cidade seu calçadão é bem localizado com áreas de esporte e lazer, a conta com vários restaurantes em seu entorno.

Piedade: sua extensão é de aproximadamente 4,5km de praia quebrada. Localizada entre a Praia de Boa Viagem , ao norte, e a Praia de Candeias, ao sul, com ondas de mádia densidade ocorrendo erosão em alguns trechos, é a praia mais procurada da cidade nos fins de semana. Em sua orla, encontram-se os melhores hotéis da cidade, além de boates, bares e restaurantes. Foi divulgado recentemente que sua orla passaria por grandes reformas.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Pernambuco criou o Encontra Jaboatão dos Guararapes .

Blog do Guia da Cidade de Jaboatão dos Guararapes

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Jaboatão dos Guararapes por email
 

Limites - Cidades Vizinhas

Recife, Cabo de Santo Agostinho, Moreno e São Lourenço da Mata.

Dados Principais sobre Jaboatão dos Guararapes

Aniversário: 4 de Maio
Fundação : 1873
Gentílico: Jaboatonense
Area: 256 073 Km²
População 649 787 hab. (2011)
IDH 0,777 - médio
Prefeitura Jaboatão dos Guararapes

Brasão de Jaboatão dos Guararapes
Brasão de Jaboatão dos Guararapes

Bandeira de Jaboatão dos Guararapes
Bandeira de Jaboatão dos Guararapes

Vídeo sobre a cidade de Jaboatão dos Guararapes

Mapa de Jaboatão dos Guararapes

 

Moradores ilustres de Jaboatão dos Guararapes

 

   

  Sobre o EncontraJaboatãodosGuararapes
Anuncie no EncontraJaboatãodosGuararapes
Cadastre sua Empresa no EncontraJaboatãodosGuararapes (grátis)
Fale com EncontraJaboatãodosGuararapes


Termos do Serviço | Política de Privacidade