Jaboatão realiza II Sarau Lítero Artístico Itinerante
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014É fazendo chegar conhecimento à população de locais menos favorecidos, através da literatura, arte e cultura, que a Prefeitura do Jaboatão tem ajudado muitas pessoas a encontrar novos caminhos na vida. É com essa perspectiva que o governo municipal, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, realiza o II Sarau Lítero Artístico Itinerante com objetivo de difundir a cultura literária para crianças, jovens e adultos nas sete regionais do município de Jaboatão. O evento acontece neste sábado (25.01), a partir das 19h, na Rua Noel Rosa – Curado II e terá homenagem a João Cabral de Melo Neto e ao poeta local, Murilo Bartolomeu.
Em 6 de janeiro de 1920 nascia aquele que um dia se tornaria um dos grandes poetas pernambucanos, João Cabral de Melo Neto. O II Sarau Literário vai fazer uma homenagem ao poeta, no mês de seu aniversário, através da exibição da adaptação feita em 3D da obra Morte e Vida Severina. A releitura foi feita pelo cartunista Miguel Falcão e a produção ficou por conta da TV Escola do Ministério da Educação.
“É louvável a iniciativa da Prefeitura de Jaboatão em homenagear poetas locais e nacionais. O evento reveste-se de maior importância por ser desenvolvido em espaços públicos abertos dando assim oportunidade para que a população em geral tome conhecimento da vida e obra de nossos escritores”, afirmou Selma Vasconcelos, membro da Academia de Artes e Letras do Nordeste.
O Sarau é itinerante e vai percorrer as sete regionais do município. Segundo Fábio Glei, coordenador de Políticas Culturais de Jaboatão, o evento integra diversas ações que a prefeitura realiza com foco na implantação da cultura literária em todo o município. “Esse evento compõe grande parte dos projetos que o governo municipal vem realizando como Eu, Minha Escola e o Escritor; Jornada Regionalizada de Literatura; Concurso de Poesia “Solano Trindade”, disse Fábio.
Seguem as atrações do evento:
Painel fotográfico e dados biográficos sobre os escritores João Cabral de Melo Neto e Murilo Bartolomeu;
Entrega do Pergaminho para Leitura compartilhadas das citações e poemas;
Microfone aberto ao público;
Curta-Metragem Acadêmico inspirado na obra, Morte e Vida Severina, produzido pelos alunos do Curso de Produção Audiovisual da Faculdade Metropolitana e do Curso de Pedagogia da Faculdade dos Guararapes. Direção geral: Daniel Queiroz
Grupo de Capoeira Ginga Nossa, Mestre: Bartô;
Maracatu Leão Dourado: Antônio Bras.