Jaboatão renova convênio de cooperação com cidade chinesa
terça-feira, 11 de junho de 2013Uma importante parceria entre a cidade chinesa de Lanzhou, capital da Província de Gansu, e a cidade de Jaboatão dos Guararapes foi ratificada na tarde de sexta-feira (07/06). Os dois municípios renovaram o termo de cooperação técnica que consistirá na troca de experiências exitosas em gestão pública nas áreas de tecnologia, economia, comércio exterior, saúde, planejamento urbano, intercâmbio de pessoal e cultura. O acordo foi firmado inicialmente em 2010, quando o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, recebeu uma comitiva do país asiático para formalização do convênio.
Escrito em português, chinês e inglês, o documento foi assinado pelo prefeito em exercício de Jaboatão, Heraldo Selva, e pelo presidente da Associação Popular de Lanzhou para Relações de Amizade com Países Extrangeiros, Yu Haiyan, membro da alta cúpula do Partido Comunista chinês. “Brasil e China são hoje os dois países que mais crescem no mundo, então, temos muitas particularidades em comum e muitos assuntos de interesse mútuo”, afirmou o líder chinês.
“Para Jaboatão é muito importante consolidar esse laço de amizade com a cidade de Lanzhou. São culturas e desafios diferentes. Com essa troca de experiência, esperamos enriquecer e compartilhar conhecimentos exitosos nas duas gestões para implementar aqui e melhorar a qualidade de vida da população”, destacou Heraldo.
Já o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Turismo na cidade de Jaboatão, Luiz Carlos Matos, que acompanhou a delegação chinesa durante todo o dia, a parceria entre as cidades irmãs irá intensificar as relações entre os municípios, além de estimular o progresso econômico e tecnológico. “Esperamos que Jaboatão seja a porta de entrada para que o empreendedor chinês chegue ao Brasil”, ressaltou.
Para simbolizar a parceria, as duas comitivas trocaram presentes. O presidente da comitiva de Lanzhou recebeu das mãos do gestor jaboatanese uma bola oficial da Copa do Mundo de 2014, além de uma camisa da seleção brasileira personalizada. Os chineses retribuíram o gesto de carinho com uma pintura típica do país. Ainda houve tempo para uma visita as obras de engorda das praias jaboatanense.
Localizada no oeste da China, Lanzhou é a capital da província de Gansu e é cortada pelo Rio Amarelo. Com aproximadamente dois milhões de habitantes, o município tem na Universidade de Lanzhou, fundada em 1909, um dos principais pontos de intercâmbio com o resto do mundo. Nos últimos 20 anos, mais de 500 estudantes estrangeiros provenientes de mais de 20 países estudaram na instituição.
Fonte: Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes